BREAKING

23/09/2012

O que é a verdade?


MOMENTOS DEVOCIONAIS 
Tema para setembro e outubro: O caminho da missão.
Livro de Atos.

O que é a verdade?
 

[At. 7: 1] Então o sumo sacerdote perguntou a Estevão: “É verdade o que estão falando?”

O que é a verdade mesmo? Para o mundo, na verdade, a verdade é sempre aquela coisa que agrada ao que ouve. Para Nietzsche, por exemplo, a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Como Pilatos, os poderosos deste mundo estão perguntando: “O que é a verdade?” porquanto para eles a verdade é relativa; relativa ao que eles pensam e falam. 


A verdade mal contada é a origem de todo mau. O diabo deturpa com bajulação a verdade desde seu primeiro contato com o homem sobre a sombra da árvore do bem e do mal para a implantação maligna da mentira [Gn 3: 1]. Este é o motivo pelo qual Jesus sempre iniciava suas frases dizendo: “em verdade, em verdade voz digo...” Porque o oposto, nas entre linhas está dizendo “em verdade, mentindo voz digo...”


Deus intervém para salvar o seu povo da verdade inventiva que deixa de ser instrumento da justiça para ser injusta e opressora [Dt. 32: 40]. Para o salmista a verdade guia e ensina [25:5]; fala-nos que Deus é o amor [v.10]; diz ser a obra de Deus [33:4]; protege [40: 12]; ilumina e guia [43: 3]; é a retidão [111: 8]; o caminho [119: 30]; o testemunho [v. 138]; e a justiça [v. 160]. 


A verdade é um caminho valente percorrido pelos humildes com simplicidade, que, leva a uma porta aberta permanentemente aos que precisam viver com a veracidade da verdade de pedir perdão á Deus todo dia, renovado pelo próprio Cristo.


Provérbio afirma que a boca que proclama a verdade, os lábios aborrecem a injustiça [8: 7]; e, não vende a sabedoria [23: 23]. 


Que confiança se pode tirar da mentira, se ela é um grande peso, um enorme cansaço? [34: 4] indaga Eclesiástico; e, adverte: Que, não deva contradizer a verdade, mas envergonhar-se da sua [Ec 4: 25]. Que, devemos lutar ate a morte por ela, e o Senhor combaterá [v. 28].
O profeta Isaias assegura que, quando a verdade tropeça na praça, a sinceridade não vem; o direito e a justiça se mantêm a distância; e, a mentira se responsabiliza pelos erros do povo [59: 14].


Resumindo, São João sintetiza: Mas, quem age conforme a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer [3: 21]. Por isto, a verdade, em verdade se materializou em Jesus Cristo que disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” [Jo 14: 6]. Dessa forma o cristão [como Santo Augustinho] é um buscador apaixonado da verdade, que ver no Evangelho, a revelação de um Deus ate então intocável, convertido em um de nós, agora completamente tocável través de Jesus Cristo. 


Luiz Clédio Monteiro
Fundador da Rede Social Cristã
Site: http://doutrinacrista.ning.com/
Web: http://doutrinacrista.ning.com/profile/luizclediomonteirofilho
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com
E-mail: Lcmf56@hotmail.com.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Portal Rede Social Cristã
Design by FBTemplates | BTT