MOMENTOS DEVOCIONAIS
Tema para maio e junho: Com Jesus Nasce Uma Nova História.
Evangelho de Lucas.
Mensagem do dia: 28/05/2012.
O que penso de mim?
“Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.” (Lc. 6.42)
Esse é o contexto proferido por Cristo. Normalmente nossos olhos se voltam para o outro e acabamos por esquecer a nós mesmos. Na ânsia de fazer justiça, apontamos os erros e defeitos do próximo de forma efusiva e condenatória. Não há clemência, pois nessa hora nos tornamos juízes, que declaram sem piedade o veredito.
Onde está o amor? E a misericórdia? Infelizmente, nesses momentos, esses valores que são inerentes do Senhor Jesus são anulados. Constantemente nos colocamos na posição de Deus e achamos que podemos julgar aqueles que como nós, estão sujeitos a falhas e carecem do perdão.
Sabiamente, Jesus mostra que quando olhamos o defeito do outro, estamos esquecendo os nossos, que muitas vezes são bem maiores. Estamos com verdadeiras traves cobrindo todo o rosto, e querendo tirar um pequeno cisco do olho do irmão.
Quando Cristo diz: “tira primeiro a trave do teu olho,...” Ele está nos chamando a uma reflexão da própria vida. O que penso de mim? Quais são os meus conflitos, medos, incertezas, pecados... Qual é a trave que preciso arrancar dos meus olhos, antes de tirar o cisco do olho do meu irmão?
Se assim pensarmos, abriremos espaço em nós para sermos curados pelo Senhor, e uma vez curados, estaremos prontos para amar o próximo como a nós mesmos (Mt. 22. 37-39), para representar a Cristo, através de atitudes, que redundem no viver prático que agrada ao Senhor.
Pr. Waldyr Silva do Carmo
IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB
http://casadeoracaocehab.blogspot.com
prwaldyrcarmo@yahoo.com.br
Postar um comentário