BREAKING

07/05/2012

O espantalho.



MOMENTOS DEVOCIONAIS

Tema para maio e junho: Com Jesus Nasce Uma Nova História.

Evangelho de Lucas.

Mensagem do dia: 07/05/2012.
O espantalho.

[Lc. 13: 1-3] Nesse tempo, chegaram algumas pessoas levando notícias a Jesus sobre os galileus que Pilatos tinha matado, enquanto ofereciam sacrifícios. Jesus respondeu-lhes: Pensam vocês que esses galileus, por terem sofrido tal sorte, eram mais pecadores do que todos os outros galileus? De modo algum, lhes digo eu. E se vocês não se converterem, vão morrer todos do mesmo modo.

Da mesma forma que o ocioso exige seus direitos enquanto descuida dos seus deveres, o Diabo também que por não ter obrigações e deveres para com ninguém, cobra de Deus o direito de punir as criaturas predestinadas a Jesus; enquanto ataca traiçoeiramente os escolhidos de Deus.

É grande e difícil o trabalho do Reino em plantar-se na terra a semente do bem. A árdua condição do terreno e do tempo onde à semente é lançada pelo semeador, faz com que ela sofra ataques e pisaduras; às vezes é sufocada pelas pedras e espinhos; e, ainda sofre de sede e calor ate que por fim, venha a cair numa terra de boas condições para que possa finalmente brotar seu fruto em cem por um [8: 4-8].

Mas no caminho da vida há acontecimentos trágicos. Mesmo sendo essa terra fértil o próprio Deus e o agricultor Jesus, nós como semente espalhada, ao nascer, cresce no risco iminente de ataques vindo dos céus; estes por sua vez são diferentes dos perigos prévios no qual passamos e muitos não floresceram.

Agora com árvore preste a frutificar, embora continuássemos tendo a ajuda espiritual e irrestrita de Jesus vai-se precisar de alguém que permaneça fisicamente ao nosso lado para compartilhar do desenvolvimento e ao mesmo tempo proteger o ponto enquanto amadurece nosso fruto que irá expandir o Reino do Deus na terra.    

Que figura seria esta levando em conta a parábola do semeador? Embota em nossa cultura agrícola não tenha esta personagem, podemos ver claramente na alegoria do espantalho [boneco, feito de roupas velhas e chapéu, podendo ou não ser recheado com trapos, palha, estopa e\ou outros materiais. Que são colocados em meio a hortas ou plantações com o objetivo de espantar aves, simulando a presença do ser humano], como a presença firme e irrevogável do pastor implantado em nosso meio, dia-e-noite de braços aberto impedindo que as potestades do ar, roubem a “semente do bem” nascida do nosso fruto.    

Isto não significa que Jesus transferiu sua responsabilidade. Ao contrário, são convites abertos para que se pense no imprevisível dos fatos e na urgência em participar de uma igreja tendo consigo um amigo, irmão e pastor ajudando a construir a nova história da nossa conversão.

Jesus, como Deus sempre dá uma última chance. Na figura do espantalho foi dado conhecer a seriedade e a necessidade de um Ministro [pastor] em nossas vidas. Entretanto muitos olhando não veem, e ouvindo não compreendem.

Luiz Clédio Monteiro

Fundador da Rede Social Cristã



Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com




About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Portal Rede Social Cristã
Design by FBTemplates | BTT