BREAKING

26/05/2012

Clamores do inferno!



MOMENTOS DEVOCIONAIS   
Tema para maio e junho: Com Jesus Nasce Uma Nova História.
Evangelho de Lucas.
Mensagem do dia: 26/05/2012.

Clamores do inferno!

[Lc. 16: 24] Então o rico gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque este fogo me atormenta’

O povo tem a mania de dizer que o inferno é aqui mesmo. Mas não é não; o inferno é muito mais aterrorizante do que podemos conceber. No entanto, existe uma afinidade bíblica da atual antipatia social entre o rico e o pobre; e, o inferno com relação ao céu.

Nesta sociedade classista, o rico [que ama o dinheiro acima de tudo], vive na abundância gozando do seu luxo com saúde durante sua existência, enquanto o pobre vivendo adoentado morre se acabando a cada dia na miséria. Embora o pobre às vezes passe próximo do rico ao tentar matar a fome com as migalhas do rico, não existe, entretanto possibilidade alguma de se relacionarem devido o isolamento que os separam [v. 19-21].  

Mas findando os dias, ambos morrem; e, já podemos ver os revéis [bíblico]: onde o rico sofre o insucesso de ser enterrado sem nome para Deus; enquanto que, o pobre é chamado pelo nome [Lázaro], e, levado para junto de Abraão [v.22].  

O rico agora é quem malogra piedade do meio do inferno; e, em clamores, levanta os olhos e ver de longe Lázaro em gozo ao lado de Abraão [v.23]. E, tudo que o rico recebe em meio ao tormento é ouvir ser chamado de ‘filho’ por Abraão enquanto lhe é negado qualquer socorro. De certa forma foi mais do que ele deu em toda sua vida a Lázaro enquanto gozava a vida [v.25].

Certamente que o rico lembrou às vezes em que o pobre esteve perto dele e não pode ganhar nada em vista do isolamento social racista. Agora da mesma forma, não existe, possibilidade alguma de Lázaro se relacionar com o rico devido o isolamento que os separam através de um grande abismo; assim sendo, “por mais que alguém desejasse, nunca poderia passar daqui para junto de vocês, nem os daí poderiam atravessar até nós”, disse Abraão ao rico [v.26].

Mas o rico é sempre rico. Ainda que esteja no inferno, acha que pode impor sua vontade; sugere que Lázaro, logo Lázaro seja feito de moleque de recado para prevenir seus irmãos contra os clamores do inferno. Mas nada lhe é dado mesmo insistindo, assim como ele também não deu quando podia dar [v.27].  

O abismo de separação que o pobre não consegue transpor nesta vida é o mesmo que o rico enfrentará no além; se não se converter e, for capaz de abrir o coração para a palavra de Deus, o que o levaria a voltar-se para o pobre.

Luiz Clédio Monteiro
Fundador da Rede Social Cristã
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Portal Rede Social Cristã
Design by FBTemplates | BTT