BREAKING

25/04/2012

As Noventa e Nove

MOMENTOS DEVOCIONAIS   
Tema para março e abril: Jesus, o Mestre da Justiça.
Evangelho de Mateus.
Mensagem do dia: 25/04/2012.
As Noventa e Nove

[Mt. 18: 12] O que vocês acham? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, será que ele não vai deixar as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?

Confie em Javé, seu Deus, e estarão seguros. Confiem nos profetas dele; e tudo dará certo (2Cr. 20:20b).

Nos tempos de Jesus se deixava noventa e nove ovelhas obedientes para se ir à busca de uma [negra] que se havia perdido [v.12].

Hoje a triste rotina do pastor é tentar remir o grupo das noventa e nove que salpicadas pelos desejos do mundo onde algumas escarneceram a fé enquanto outras se despersuadiram. O efeito é pífio, como de quem cata papel na ventania.

Papeis trocado: a que se havia perdido e encontrada, tornou-se como vidraça apedrejadas em meio do rebanho. A traquina ovelha negra do passado - que, pois a perder grande parte do rebanho, é a santa ovelha reconciliada do presente.

Essa realidade foi acentuada a partir da neoplasma da “religião da prosperidade” que pegou um gancho no movimento pentecostal concebendo uma geração de “filhos da fé” sem fé, engrossado o “grupo das noventa e nove”.

Todos os dias são contados mais e mais “ovelhas”; cerca de 35 milhões se dizem “crentes” no Brasil sem que, em seu novo nascimento, conste fundamento do nome do Salvador Jesus. São filhos sem designo, afligidos pelo “poder da falsa prosperidade” malograda numa esperança que mais invoca seus direitos do que deveres tornam-se apedrejadores das ovelhas do aprisco de Jesus.

São vidas deparando-se sem valores espirituais: “conversões” motivadas em “igrejas fugazes”. Decisões esporádicas, advindo de relação afetivo-pessoal fragilizadas em família, endividamento, desemprego, nível educacional baixo e da realidade do novo costume religioso da “prosperidade” gerando perspectivas nas “campanhas santas” que visam exclusivamente arrecadação financeira.

Hoje o “crente” é tão ou mais desacreditado quanto o seu pastor espiritual. No máximo, equivalem-se por estarem no mesmo barco em plena tempestade: Um não faz, o outro impõe; um não ouve, o outro não sabe mais como enunciar; um não consegue ver à frente, o outro olha muito a trás; um faz tudo errado ou torce pras coisas piorarem, o outro nem sabe direito por que tanta aversão; um está paralisado, o outro indignado; um é a favor, o outro é contra. Em comum, a terapia da oração comunitária de súplica, que de arrependimento não se faz a menor idéia.

A crença correta nos dogmas de Jesus é como um espelho e nele a sabedoria se dispõe a mostrar as riquezas do infinito interior e transborda de paz aquele que o descobriu. De outra forma provoca o subterfúgio, e este aguça o sentido do medo gerando uma caçada feroz; de forma que se, se o descrido disfarçar de lebre encontrará um cachorro; se em peixe, esbarrará em uma lontra; se em pássaro, virá um falcão; se num simples grão de areia, virar uma galinha e o comerá.

O verdadeiro crente não foge. É, seguidor de Jesus Cristo. É, alguém que fez uma opção (2Tm. 2:4), participa do viver lastimoso temporário do evangelho, mas também da vitória que ele traz na salvação gloriosa.

Luiz Clédio Monteiro
Fundador da Rede Social Cristã
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Portal Rede Social Cristã
Design by FBTemplates | BTT