BREAKING

19/10/2010

O Pecado Imperdoável

 


O Pecado Imperdoável



A promessa de Jesus:

Mat.12:31 - "E por isso vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada.”

Graças a Deus porque todo pecado é perdoado. Qual o significado então do final do versículo 31? O que é o pecado contra o Espírito Santo? Por que esse pecado é imperdoável para Deus?


QUEM É 0 ESPIRITO SANTO
E QUAL SUA OBRA?

O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade
Mat.28:19 – “... batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”  

Ele é o único agente que leva a pessoa a reconhecer o pecado
João 16:8 - "Quando Ele [Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado

Ele derrama o amor de Deus em nossos corações Rom.5:5 – “... o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo

Ele produz o novo nascimento
João 3:1-8 – “O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”

Ele guia em toda a Verdade
João 16:13 – “Mas, quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade.”

Ele fortalece para obediência
Efés.3:16 – “... que sejais fortalecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior”

Ele age no homem
Gên.6:3 – “Então disse o Senhor: Não permanecerá o Meu Espírito para sempre com o homem

Ele intercede por nós
Rom.8:26 – “... mas o mesmo Espírito intercede por nós


Todo pessoal, íntimo trabalho de Deus sobre a alma humana é realizado pelo Espírito Santo. Cada impulso para o Bem e para a verdade é implantado por Ele. Cada desejo de santidade é nutrido por Ele. Seu trabalho é tão indispensável à convicção, conversão, arrependimento, segurança, enfim, a cada operação da divina graça, que nenhum desses incidentes poderiam ocorrer sem Ele. O Espírito Santo em nosso coração é a certeza e a nossa salvação se a Ele ouvirmos.


O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO

Esse perdão não é feito por um único ato, num instante, mas sim, por etapas.

1.    Vez por vez, mediante o Espírito Santo, Jesus bate à porta do coração e pede entrada
Apoc.3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”

Quando "alguém" não abre a porta, e deixa‑O esperando do lado de fora ‑ com isto está dando o primeiro passoENTRISTECE o Espírito Santo
Efés.4:30 – E não entristeçais o Espírito Santo de Deus


2.    Talvez com medo que Ele force a entrada, esse "alguém" RESISTE, usa toda força para Ele não entrar, pois não deseja ter Sua companhia ‑ é o segundo passo.
Atos 7:51 – “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resistis ao Espírito Santo


3.    Para ter certeza que Ele não incomodará mais, procura abafá‑lo, APAGÁ‑LOé o terceiro passo.
I Tess.5:19 – Não extingais o Espírito


4.    Então, de tanto resistir, a consciência e o coração se tomam ENDURECIDOS
Heb.3:13 – “... para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado


5.    Finalmente o Espírito Santo o ABANDONA ‑ Que triste fim!


Entristecer
(Efés.4:30)

Resistir
(Atos 7:51)

Apagar
(I Tess.5:19)

Endurecido
(Heb.3:13)

Abandonado
(I Sam.16:14)

Na Bíblia temos muitos exemplos de pessoas que acabaram sendo ABANDONADAS pelo Espírito Santo.


ÆOs antediluvianos
Gên.6:5 e 3 – “Viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. (...) Então disse Deus a Noé: O fim de todos os seres humanos é chegado perante Mim...” 


ÆFaraó
Êxo.8:15 – “Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.”


ÆJudas
Luc.22:3 – “Então Satanás entrou em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, que era um dos doze. E Judas foi aos principais sacerdotes, e aos oficiais da guarda do templo para combinar a maneira como lhes entregaria Jesus.”

O pecado contra o Espírito Santo é a persistente rejeição ao apelos desse Espírito.


COMO PODE ALGUÉM, COMETER
TAL PECADO?


1.   Quando deixa de fazer o que Deus lhe pede
Tia. 4:17 – “Aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado.”

Tem você escutado a suave voz da consciência, movida pelo Espírito Santo, pedindo‑lhe que faça o que é direito e alertando‑o a não desobedecer a Deus?  Tem ela lhe falado enquanto esteve estudando estas lições? Repetidamente Espírito fala:

Isa.30:21 - "Este é o caminho, andai por ele."

Tem Satanás lhe tentado a olhar para possíveis razões para não obedecer aos mandamentos de Deus? Produz ele ansiedade em você de perder o emprego se você obedece a Deus? Sugere ele que seus amigos o abandonarão se você fizer o que Deus requer?

Talvez você tenha pensado: "Meu pai e meu avô foram homens bons, homens piedosos. O que foi bom para eles, é suficientemente bom para mim.”                                      

Mas, escute, O apóstolo Paulo também pensou assim até que Deus teve de derrubá-lo por terra com uma luz celeste para mostrar que estava errado. (Atos 22:3-16).

É porque tememos sair pela fé, em completa obediência a Deus, que começamos a conjeturar em trazer‑Lhe algo que substitua a obediência. Mas, lembremo‑nos: a oferta de Caim, embora dada de boa vontade, não substituiu a real, a verdadeira ‑ e Deus não a aceitou.



2. Quando peca voluntariamente, por rebelião e presunção.
    
Sal.19:13 - "Também de pecados de presunção guarda o teu servo; que eles não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei livre de grande transgressão." 

Pecado de presunção é o pecado que cometemos, presumindo (confiando) da misericórdia de Deus; pecado que cometemos conscientemente, sabendo que está errado.

Temos nas Escrituras o triste resultado de tal pecado, na vida de Saul. Deus o havia escolhido e chamado para ser rei de Israel. Saul ouviu e atendeu o chamado. Mas, falhou num ponto: Não obedeceu a Deus de modo completo ‑ total. Quando certa vez Deus lhe deu uma ordem ESPECÍFICA, ele fez apenas PARTE do que foi mandado. A sua própria vontade sobressaiu à vontade de Deus ‑ em outras palavras, ele pensou que podia servir a Deus como ele quisesse e resolvesse. Por isso ele foi rejeitado ‑ o Espírito Santo o abandonou. Daí em diante não recebeu mais mensagens de Deus. Desesperado, acabou indo procurar uma feiticeira ‑ foi ao encontro dos espíritos das trevas e seu fim foi o suicídio.



3.  Apagando o Espírito Santo.
Apagar o Espírito é como cobrir uma vela com pano molhado. O Espírito Santo quer nos guiar à justiça; nós porém, O apagamos e dizemos: "Não agora, ainda não." Cada vez que recusamos ouvir a voz de Deus falando através da consciência, tornamo‑la mais difícil de ser ouvida na próxima vez. Ficamos insensíveis, anestesiados espiritualmente. Por fim, tornamo-nos duros como pedra ‑ não respondemos mais aos apelos do Espírito Santo. É como o despertador, que nos acorda pela manhã; se atendemos ao chamado e nos levantamos, nossos ouvidos continuarão sensíveis ao seu alarme. Se, porém, não lhe dermos atenção e continuamos na cama, finalmente nem perceberemos mais, ao dar o sinal. Nossos sentidos ficaram endurecidos àquele sinal. Se persistentemente recusamos andar na luz que Deus nos deu, se continuamos brincando com um pecado acariciado, de, que o Espírito Santo nos convenceu, resistindo assim abertamente, o Espírito Santo finalmente Se afastará e nos abandonará. Dirá Deus:


II Crôn.36:15-16 - "Não houve mais remédio”.


Luc.22:3 - "Então não haverá mais convicção, nem arrependimento, nem perdão".

Heb.10:26-27 - "Porque, se vivermos, deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários."

Quando o Espírito de Deus Se afasta, a paixão, a maldade, o engano e a loucura dominam:

II Tess.2:11-12 - “É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram‑se com a injustiça.”

Tardiamente reconhecerão então sua triste condição. A Bíblia descreve a agonia dessas pessoas ao descobrirem que não há mais arrependimento em seus corações:

Jer.8:20 - "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.”

Deixaram passar toda oportunidade.


COMO POSSO SABER
QUE AINDA NÃO
COMETI 0 PECADO IMPERDOÁVEL?


Freqüentemente pessoas sinceras expressam o temor de haverem cometido o pecado imperdoável.  Lembremos isto: Enquanto alguém crê de todo coração que Jesus é o Filho do Deus vivo e o Salvador do mundo, enquanto deseja salvação, pode estar certo de que não cometeu o pecado imperdoável. Satanás empenha‑se em desanimar os homens, fazendo‑os crer que cometeram o pecado imperdoável. Assim os leva a abandonar a esperança e perder‑se. A pessoa que foi abandonada pelo Espírito Santo, nunca mais sente desejo de se arrepender, nem se importa com sua salvação. Se você deseja a salvação, é sinal de que o Espírito de Deus ainda não o abandonou e está agindo em você. Se está convicto de seus pecados, e tem um desejo ardente de servir a Deus e ser salvo, então há esperança para você. É sinal que o Espírito Santo ainda trabalha por você.

COMO EVITAR PECAR
CONTRA O ESPÍRITO SANTO?


Há três métodos simples que cada um pode empregar:

1.    Conservando o coração sensível aos menores apelos do Espírito, e respondendo:

I Sam.3:10 - "Fala, porque o Teu servo ouve.

2. Tendo cuidado para não resistir voluntariamente à conhecida vontade de Deus.

Isa.50:5 - "O Senhor Deus me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde, nem me retraí.” 


3. Cultivando o hábito de pronta obediência quando Deus assim o exigir:

Sal.18:44 - “Bastou-lhe ouvir-Me a voz, logo Me obedeceu."

Sal.119:60 - “Apresso‑me, não me detenho, em guardar os Teus mandamentos.” 


O Dr. Clarence Macartney conta de um viagem feita a um dos rios da grande Amazônia. Dia após dia ele e seus companheiros nuns canos, deslizavam pelas águas. Éntão um dia, procuram em vão, sinais de vida humana. Começava a escurecer. Continuaram por mais algum tempo, mas não viam nenhuma luz. Já estava escuro e uma tempestade estava se aproximando. Finalmente, exaustos, tremendo de frio, encostaram o barco num lugar arenoso. Olharam em volta, procurando, no escuro, algo com que fazer um fogo. Depois de muitas tentativas, finalmente conseguiram uma pequenina chama. Como foram cuidadosos em protegê-la contra o vento e a chuva! Agacharam­-se em volta, até que conseguiram uma fogueira que os iluminou, aquecendo seus tiritantes corpos. Jamais haviam pensado antes, que bom amigo é o fogo.

Isto faz‑nos lembrar as palavras de Paulo:

I Tess.5:19 - “Não apagueis o Espírito.” 

Se o Espírito Santo lhe disser: este é o caminho, ande por ele, obedeça, pois,

Rom.8:14 - "Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus,  são filhos de Deus.” 

O pecado imperdoável é o pecado que não reconhecemos, que não aborrecemos, de que não nos arrependemos e que não abandonamos. É o pecado, que desce conosco à sepultura, que vai conosco para a perdição. É o pecado ao qual nos apegamos e que não nos dispomos a abandonar. Ele pode ser uma coisa numa pessoa, e outra coisa noutra pessoa. Mas no fundo ele é o pecado do orgulho, do egoísmo. É a recusa da entrega completa, da submissão do coração a Deus. A todos nós, Deus diz:

Prov.23:26 - "Dá‑me, filho Meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos.”

Por que não vir a Deus agora e dizer: "Eis, Senhor, o meu coração. Toma‑o tal qual está.” Esta é a maior dádiva que podemos fazer a Deus.

Heb.3:7-8 - "Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações."

Qual têm sido a sua reação aos apelos do Espírito de Deus?

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Portal Rede Social Cristã
Design by FBTemplates | BTT