BREAKING

14/03/2011

Entre a antiga e a nova história


MOMENTOS DEVOCIONAIS        
Tema de março: Da Escravidão para a Liberdade.
Mensagem do dia: 15/03/2011

Entre a antiga e a nova história

[Gl. 4: 22-23] “De fato, aí está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da mulher livre. O filho da escrava nasceu de modo natural, enquanto o filho da mulher livre nasceu por causa da promessa”.

Paulo se serve das histórias de Agar e Sara para fazer a comparação entre a antiga e a nova Aliança. Em Agar, temos o nascimento “de modo natural” destinado a escravo do pecado estando sob a Lei. Com Sara, “por causa da promessa” há o nascer de novo pelo Espírito que ocasiona a liberdade através da fé em Jesus [v. 21-31]. 

Somos deste modo, uma só vida pôr dois nascimentos; o primeiro de forma natural e o segundo pela promessa. Ambos influenciados pelo sangue de Cristo. No primeiro éramos escravizados por bel-prazer; no segundo somos livres apesar de toda provação. 

Acontece que neste duplo nascimento, o renascido do Espírito [pela promessa] agora é perseguido pelo o que é nascido da carne [a forma natural]. Este por achar impossível renascer do Espírito para realizar a vontade de Deus, estabelece a insatisfação, e, para promover a sua efetivação na promessa [do que tem o Espírito], a carne natural age ao seu modo, dentro da aspiração humana [v.29], 

Mas não é assim que Deus quer. O nascido da carne natural apesar de ser abençoado pela misericórdia de Deus, jamais será através dele que se realizará a promessa de Cristo. Mas tão somente por meio do nascido do Espírito por ser um desafio à natureza e à compreensão humana. Para Deus nada é impossível [Gn. 18: 14].

Todavia quando a carne reconhece sua derrota e se coloca a distância para que não a vejam morrer, Deus ouve esse grito e se apresenta para salvar. Por que Deus está aberto para ouvir os clamores de todos os povos e encaminhá-los para a vida com o novo nascimento pela promessa de Cristo. Amem!

“Ao que nasceu uma só vez tem no destino duas mortes; porem o que nasceu duas vezes morrerá uma só vez” [desconhecido].

Luiz Clédio Monteiro 
Fundador da Rede Social Cristã
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com
        E-mail: Lcmf56@hotmail.com

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Portal Rede Social Cristã
Design by FBTemplates | BTT