Tema de janeiro: A Salvação vem pela Fé
Mensagem do dia: 16/01/2011
Deus anula todos os méritos humanos
[Rm. 9: 14-15] “Que diremos então? Que Deus é injusto? De jeito nenhum! Ele mesmo disse a Moisés: ‘Farei misericórdia a quem eu fizer misericórdia, e terei piedade de quem eu tiver piedade’”.
Foi por causa de o homem achar natural procurar justificar-se a si mesmo, que Deus anulou todos os méritos humanos. Ao procurar a salvação numa lei, o homem esbarrou num beco sem saída: não foi bom o suficiente para observar, nem de compreender que o intento e a consumação dessa lei era Jesus Cristo. O homem preferiu buscar uma lei que lhe trouxesse abono, e, ao cogitar essa alegação, o homem o faz pelas obras e não através da fé [v. 31-32].
Em consequência Deus agiu soberanamente, escolhendo homens de fé como instrumentos do seu projeto; não tendo obrigação nenhuma de ter misericórdia nem a punir quem quer que seja. Portanto, Deus usa de misericórdia com quem ele quer, e endurece a quem ele quer [v. 18]. Veja o caso de faraó. Não foi ele quem peitou Deus, mas o próprio Deus o fez duro de coração como parte do seu projeto [diz as Escrituras]: “Eu fiz você nascer precisamente para mostrar em você o meu poder e para que o meu nome seja celebrado em toda a terra” [v.17].
“Ora, Deus quis manifestar a sua ira e mostrar o seu poder, suportando com muita paciência os vasos da ira, já prontos para a perdição. Deus assim fez para mostrar a riqueza da sua glória para com os vasos de misericórdia, que Ele havia preparado para a glória” [v.22-23]
Sem mérito, o homem pode contar com a benevolência de Deus quanto a sua iniquidade. O que nos ensina lições necessárias e urgentes de que um bom pai não deixa de castigar os filhos pelo mal que praticam.
Nunca devemos procurar uma doutrina fatalista, mas uma que nos leve direto para a fé em Jesus Cristo.
Amem!
Luiz Clédio Monteiro
Fundador da Rede Social Cristã
E-Mail: Lcmf56@hotmail.com
No amor de Deus estou comentando este texto, não me ignore nem tenham por mim uma aversão, somos membros uns dos outros e somos membros de cristo que é o cabeça da igreja, ainda que eu seja o mais inferior dos membros, o mais indigno, ainda sou membro de Cristo juntamente com cada um formando um corpo com Cristo, nosso Deus; veja: Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.(Romanos 5:8) Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,(Colossenses 2:2) Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. (I João 2:5) Deus o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo não é irado, e nem se ira; Jesus disse Eu e o Pai somos um e quem vê a mim vê o Pai, Jesus Cristo nunca endureceria um coração e sim com muito amor tiraria a dureza do coração levando o homem a compreender o amor de Deus que esta em Cristo Jesus, pois Deus é amor.
ResponderExcluirNisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. (I João 4:10) Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. (I João 4:12) E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. (I João 4:16). As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; (Lamentações 3:22), Deus nos ama de tal modo que ele nunca nos abandona, mas nos pela dureza de nossos corações insensato acabamos por virar as costas para Deus fazendo o sacrifício de Cristo em vão, mas ele Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. (II Timóteo 2:13) e porque ele não pode negar-se a si mesmo? Veja Deus é imutável não há variação nem sombra de dúvida; Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tiago 1:17) O Deus verdadeiro é imutável, e não volta atrás, ele é fiel em sua palavra a promessa vai se cumprir em cada cristão verdadeiro e o juízo vai ser feito pois todos devemos comparecer Dante do tribunal de Cristo.
Que a graça e as misericórdias de Deus esteja conosco em todos os momentos de nossas vidas.
Excelente comentário. Obrigado.
ResponderExcluir