BREAKING

04/09/2010

A voz da experiência

I Reis 12. 1-25
Versículo-chave: I Reis 12.8 – “Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham aconselhado e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele.”

Se há algo que não podemos negar é que a voz da experiência fala mais alto. Sabemos também que não há experiência sem vivência e não há vivência sem o transcorrer do tempo. Isso nos leva a uma conclusão lógica: normalmente os mais velhos são dotados de mais experiência uma vez que viveram mais tempo e tiveram oportunidade de vivenciar muitas circunstâncias as quais os mais jovens ainda não experimentaram. Como seria bom se ouvíssemos os anciãos e prezássemos seus sábios conselhos! Infelizmente, na maioria das vezes, não aprendemos com os experientes. Conclusão: “quebramos a cara” para depois lamentarmos e só assim assumirmos uma postura de humildade e novo começo “acertado”. Na leitura bíblica de hoje vemos exatamente isso. Roboão desprezou o conselho dos anciãos e deu ouvidos aos jovens que com ele haviam crescido. Pesou a mão sobre o povo de Israel, agravou o jugo e... deu no que deu: o reino foi rasgado, como Aías havia profetizado, rasgando sua veste nova e dando a Jeroboão dez das partes. Diante da decisão imatura, impensada e precipitada de Roboão, dez das tribos do Norte de Israel se revoltaram e seguiram a Jeroboão, formando uma nação separada. Roboão precisou fugir para Jerusalém, juntando as tribos de Judá e Benjamim, reinando apenas sobre aquela parte do povo, o reino do Sul. Muitas outras consequências desastrosas sobrevieram a todos os envolvidos, em função desse conselho mal dado e acatado. Provérbios 15.22 diz: “ Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas com a multidão de conselheiros se confirmarão”. Em Isaías 25.1 lemos: “Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza”. A sabedoria necessária para um aconselhamento provém de Deus. Caso os conselheiros não prezem a Palavra do Senhor, dificilmente suas orientações edificarão. Os conselhos “antigos”, mencionados no versículo de Isaías, não são conselhos velhos, ultrapassados, mas são aqueles que, desde a antiguidade, de geração em geração, têm sido eficazes, uma vez que partem do próprio Deus que trabalha por aqueles que Nele esperam.
”Com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias, o entendimento” (Jó 12.12). Somos povo de Deus e os recursos necessários para que os projetos se realizem fluem do trono do Altíssimo. Temos a Bíblia que é a fonte da sabedoria do Senhor revelada ao homem; possuímos os anciãos que transmitem os conselhos do Pai Eterno e a força do jovem que executa tais planos. Faça-nos sábios, ó Pai da Eternidade, para que saibamos ouvir a Tua voz!

Rônia Malafaia

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Portal Rede Social Cristã
Design by FBTemplates | BTT